sábado, novembro 10, 2007

Ibero-Americana: Cavaco diz que "não basta acção do Estado" para combater pobreza e exclusão

Santiago do Chile, 09 Nov (Lusa) - O Presidente da República português, Cavaco Silva, defendeu hoje que "não basta a acção do Estado" para combater a pobreza e a exclusão social, na abertura da XVII Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo.
"Se insistirmos muito nas velhas políticas de redistribuição de rendimento, se confiarmos exclusivamente na acção do Estado e na protecção assistencialista de outras épocas, dificilmente poderemos cumprir o desígnio de termos sociedades mais coesas, mais equitativas e mais justas", defendeu, numa cimeira que tem por tema precisamente a coesão social.
Para o chefe de Estado, para alcançar este objectivo "é preciso envolver todos, porque todos são responsáveis e a todos os níveis".
"Na responsabilidade cívica dos cidadãos, nas redes de solidariedade e entreajuda, na coesão das comunidades locais, na maior eficácia das políticas sociais e na própria cooperação internacional", apelou.
SMA.
Lusa/fim

A Carta Social Europeia enuncia e consigna direitos e liberdades que dizem direito a todos nas suas vidas quotidianas e que visa sobretudo proteger os mais vulneráveis.
Com esta declaração o Senhor Presidente da República faz alusão ao envolvimento e à união de esforços entre o estado e a sociedade civil de forma a minorar as injustiças sociais. A coesão social faz-se com todos.

Sandra Mósca
Carolina Afonso

Sem comentários: